Entre uma vértebra e outra temos o disco intervertebral (1) que é a estrutura responsável pela absorção de carga no nosso corpo.
A hérnia de disco lombar ocorre quando o disco intervertebral se rompe permitindo que o material que está no seu interior saia, comprimindo as raízes nervosas (2). O termo “ciática” refere-se à dor que se origina pelo comprometimento das raízes do nervo ciático.
O paciente com hérnia de disco lombar apresenta dor que inicia na parte inferior da coluna descendo pela coxa, pela perna podendo chegar até o pé (foto3).Junto com a dor podemos ter redução de força nas pernas e nos pés e também “amortecimentos” . Normalmente esses sintomas são observados somente de um lado.
O diagnóstico da hérnia de disco é feito através do exame físico e também através de exames como a ressonância magnética. Esta nos mostra a hérnia de disco comprimindo a raiz nervosa.
A grande maioria dos casos pode ser tratada com medicação e fisioterapia para reforço muscular. Para casos onde não temos resposta adequada realizam-se procedimentos para tratamento da dor baseados em infiltrações.
Quando estes métodos não respondem, passamos a indicar a cirurgia minimamente invasiva onde utilizamos a endoscopia de coluna ou então através de retratores mini invasivos minimizando assim a agressividade aos tecidos.