A doença da coluna sacroileíte é uma inflamação das articulações sacro-ilíacas. Estas conectam a parte inferior da coluna com a pélvis. Nesta patologia, até mesmo pequenos movimentos da coluna podem ser extremamente desconfortáveis e dolorosos.
Dor na coluna lombar baixa mais lateralmente, que se irradia para as coxas e panturrilhas são queixas comuns. A dor piora com caminhadas, pois o movimento dos quadris distende a articulação sacro-ilíaca.
Dor irradiada em direção à perna pode ocorrer frequentemente. A palpação direta da articulação produz dor durante o exame físico. A sacroileite pode ser causada por inúmeras alterações como pós-operatório de artrodese de coluna, traumatismos nessa articulação, alterações reumáticas, artrite degenerativa e processos infecciosos.
O diagnóstico de sacroileite pode ser complicado e muitas vezes confundido com outras causas de dor lombar como ciática, hérnia de disco, rupturas musculares e artrose facetária. Também é possível haver artrites da coluna de origem reumática que dificultam o diagnóstico.
O mais importante nesta patologia é o diagnóstico correto, que deve ser feito através do exame físico e de exames como raio x, ressonância magnética e tomografia da articulação.
Este quadro normalmente é tratado com medicação e fisioterapia direcionada para a articulação. Existem exercícios específicos para a articulação sacroiliaca onde poderemos ter um alívio na pressão desta articulação. A medicação é utilizada para alivio e controle das dores crônicas.
Se o tratamento clínico não está apresentando bom resultado podemos utilizar métodos não cirúrgicos como infiltrações e até mesmo pequenas cirurgias para estabilização da articulação doente.