Ortopedia

ARTROSE


ARTROSE

As juntas são ligações entre os ossos através das cartilagens, estruturas que amortecem o impacto e o atrito entre os mesmos. Entretanto, conforme envelhecemos, as cartilagens articulares passam por um processo de degeneração natural, que conhecemos como artrose, um tipo de artrite que pode atingir todas as articulações do corpo.

Também conhecida como osteoartrite, a condição é mais comum no quadril, nas mãos e nos joelhos, sendo, estes últimos, os mais comuns entre as mulheres. Sua ocorrência é mais frequente em pessoas com mais de 60 anos e pode ser classificada em primária, com origem desconhecida e secundária, quando a razão de seu surgimento é conhecida.

Defeitos articulares, desvios, alterações metabólicas, traumas, excesso de peso e hereditariedade aumentam a probabilidade de se desenvolver a doença que, é importante ressaltar, não tem cura. Seu diagnóstico pode ser realizado por meio de exames físicos e de imagem, como ressonância magnética e raios X.

Entre os sintomas recorrentes estão as dores, inchaço, rigidez e dificuldade motora da região afetada, que é tratada de acordo com a evolução do caso. São receitados medicamentos para alívio da dor e inchaço, fisioterapia para fortalecer a área, injeções de hialuronato de sódio, aplicações de plasma do sangue, o uso de órteses e até cirurgias.

Por isso, ao perceber qualquer alteração nos joelhos consulte um especialista para investigar e tratar o problema a fim de evitar complicações futuras que prejudiquem sua qualidade de vida. Cuide-se.


Agende sua Consulta