A patela, popularmente conhecida como rótula, é um pequeno osso, de formato triangular, localizado em meio a um conjunto de ligamentos na parte anterior à articulação do joelho, protegendo-a e melhorando o seu movimento.
Entretanto, o esforço repetitivo das articulações, traumas ou a sobrecarga do mecanismo extensor pode ocasionar uma condição que recebe o nome de Síndrome da Dor Femoropatelar ou Condromalácia Patelar. A doença consiste em lesão ou desgaste da cartilagem da patela, cujo principal sintoma é a dor na região frontal do joelho associada a dificuldade de executa movimentos específicos, como ajoelhar, subir e descer escadas, pular, permanecer sentado por longos períodos, entre outros que exijam flexionar a estrutura.
A condromalácia atinge homens e mulheres, mas, majoritariamente, o gênero feminino, por fatores neuromusculares, hormonais e mesmo estruturais do joelho feminino, que tendem a ter um desvio em decorrência do formato característico de seu quadril que facilita a passagem de um bebê. Além disso, a doença é frequente em atletas, por isso tem o apelido de “dor do joelho do corredor”.
Seu diagnóstico é complexo, pois a doença possui quatro graus, que varia de acordo o estágio de degeneração da patela, por isso cada caso deve ser avaliado por um médico especialista em joelhos e de forma individual. Pode se fazer necessário exames de imagem, como ressonância magnética, raio x ou tomografia afim de analisar profundamente a região. Porém, não há cura para a síndrome da dor femoropatelar, portanto seu tratamento visa aliviar as dores e melhorar a qualidade de vida do paciente com ações, como repouso, compressas, medicamentos e fisioterapia a fim de recuperar sua rotina sem a necessidade de cirurgia, indicada em casos mais complexos.
Por isso, mantenha sempre a saúde em dia, se for praticante de esportes ou não e sentir dores consulte seu médico e vá sempre preparado para falar dos sintomas, medicamentos ou suplementos que você consuma e sobe sua rotina de exercícios, alongamento e ações do dia a dia. Cuide-se.