Ortopedia

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO


SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

O túnel do carpo é uma estrutura constituída por ossos e ligamentos, localizada horizontalmente na palma da mão, pela qual passam nervos e os tendões responsáveis pela flexão dos dedos. Entre eles, o nervo mediano, que se estende por todo o braço, mas é nas mãos que fica sujeito a um processo inflamatório chamado de Síndrome do Túnel do Carpo.

A doença caracteriza-se por uma compressão do nervo mediano sob o túnel do carpo ocasionada, em geral, por movimentos repetitivos, como tocar um instrumento musical ou digitar, porém há chances de ser consequência de traumas, inflamação gerada por artrite reumatóide, fatores hormonais, reação a medicamentos e até a presença de tumores na região. Além disso, a síndrome é mais comum entre mulheres, pois nelas a área do túnel é menor em relação aos homens.

Os principais sintomas são a sensação de formigamento e a dormência, que costumam se manifestar com maior frequência no período noturno e tornam difíceis executar atividades simples, por exemplo, segurar uma xícara ou pregar um botão. Em alguns casos, o paciente pode ter dor e fraqueza o que limita mais ainda as funções motoras. Estes sinais são analisados em dois testes físicos, o de Phalen e o de Tinel, a fim de confirmar o diagnóstico.

No primeiro, o médico especialista dobrará o punho supostamente afetado por um minuto, pois esta posição exerce pressão sobre o nervo, portanto se houver compressão os sintomas vão piorar. Já no segundo, o profissional apertará o nervo, se o mesmo estiver comprometido a sensação será de choque e formigamento. Em raras exceções, é realizada uma eletroneuromiografia, procedimento que aplica estímulos elétricos nos nervos periféricos, para complementar a avaliação.

Há duas opções de tratamento para a Síndrome do Túnel do Carpo, a conservadora, que consiste na imobilização do punho, ingestão de medicamentos anti-inflamatórios e compressa gelada para eventuais inchaços, ou cirúrgico, quando os sintomas persistem após a primeira terapia. Há dois métodos a videocirurgia e a cirurgia aberta, em ambos o objetivo é cortar o ligamento que pressiona o nervo.