Ortopedia

TENDINITE


Tendinite

Os tendões são estruturas fibrosas através das quais os músculos se ligam aos ossos com o objetivo de promover o equilíbrio estático e dinâmico do corpo. Apesar de extremamente resistentes, podem sofrer lesões decorrentes de uma sobrecarga, seja pelo uso excessivo durante a prática esportiva, por má postura ou movimentos repetitivos, que resultam num atrito com os ossos e, consequentemente, um doloroso processo inflamatório chamado de tendinite.

O ombro é composto de três tendões: o do músculo supraespinhal, localizado na parte superior do ombro, o do bíceps, na posterior, e o do subescapular, na anterior. Juntos, eles compõem o manguito rotador e podem ser acometidos pela tendinite em conjunto ou de forma individual. Em geral, o mais acometido pelo processo inflamatório é o supraespinhal de nadadores, tenistas, carpinteiros e pintores, profissões que exigem esforço da estrutura do ombro.

A principal manifestação sintomática é a dor, sobretudo no período noturno, que varia de acordo com tendão inflamado e limita a execução de movimentos simples, por exemplo, levantar o braço para passar o desodorante ou pentear os cabelos. Além disso, pode haver fraqueza progressiva dos ombros, dificuldade para dormir sobre o ombro afetado, inchaço, vermelhidão e aumento de temperatura local.

O diagnóstico preciso é obtido inicialmente por meio de uma avaliação física no qual o médico especialista dos ombros levará em conta a história do paciente, sintomas e testará a sua capacidade motora e sensibilidade. O profissional pode julgar necessário realizar exames de imagem para eliminar a suspeita de outras causas para os sintomas, a localização e grau da inflamação confirmando assim o diagnóstico e seguindo para o tratamento.

As medidas terapêuticas iniciais são sempre conservadoras e incluem repouso do membro, com tipoia ou talas especiais, por tempo determinado pelo seu médico, compressas geladas e medicamentos para alívio de inflamações. Acupuntura também é uma ótima alternativa, mas a principal recomendação são sessões de fisioterapia para alongar os músculos atingidos, correção postural e fortalecimento da região.

Entretanto, em alguns pacientes, o tratamento conservador pode não surtir o efeito esperado sendo necessário, então, se submeter a um procedimento cirúrgico para descompressão dos tendões e eliminar inflamações que existam ao redor do tendão, como remover fibroses ou calcificações que podem surgir ou costurá-lo a fim de tratar alguma lesão existente.


Agende sua Consulta