Ortopedia

EPIFISIÓLISE


Epifisiólise

A epifisiólise é uma patologia que afeta o quadril e se caracteriza pelo deslocamento do colo do fêmur, ou placa de crescimento da cabeça femoral, em relação a bacia. Pouco conhecida, atinge crianças de ambos os sexos, que tenham entre 10 e 14 anos, período conhecido como a fase do crescimento.

A condição é mais comum nos meninos, entretanto as meninas são acometidas precocemente, já que a puberdade chega mais cedo para elas, entre os 10 e 12 anos, para eles dos 12 aos 14. Aqueles que possuem excesso de peso ou são muito altos e magros tem maior risco de desenvolvê-la.

As causas da epifisiólise não são exatamente conhecidas, porém acredita-se que tenha ligação com a ocorrência de traumas, inflamação, um desequilíbrio no sistema endócrino, estresse, consequência de uma radioterapia, predisposição genética, problemas na tireoide e obesidade.

Os sintomas podem se manifestar de forma aguda, com dores intensas e limitação motora, ou crônica, em que se instala um quadro de dor frequente e inflamação e serem facilmente confundidos com dores musculares ou nos ossos. Exames físicos e radiografias comparativas dos quadris determinarão as causas exatas dos sintomas e o tratamento adequado.

No caso da epifisiólise é sempre cirúrgico, porém varia de acordo com o grau de comprometimento, indo de inserção de parafusos a extração de um pedaço do fêmur para reposicionar as partes alteradas. O pós-operatória requer sessões de fisioterapia para restabelecer a mobilidade e fortalecer a região. Quanto antes descobri-la e tratá-la, menor o risco de problemas na fase adulta.


Agende sua Consulta