A lesão labral do quadril é uma patologia que atinge o labrum, estrutura cartilaginosa, semelhante aos meniscos do joelho, localizada na base do acetábulo, osso no qual o fêmur se encaixa formando a articulação dos quadris. Algumas de suas funções são absorver o impacto, distribuir pressão, promover estabilidade e lubrificar as juntas.
Em geral, a o impacto femoroacetabular é a causa mais comum para o seu desenvolvimento, por isso muito entre atletas que utilizam de forma continuada e brusca as articulações do quadril, como futebolistas, jogadores de hóquei, artes marciais, entre outros. A lesão também tem forte ligação com traumas e processos degenerativos, como a osteoartite.
Um diagnóstico preciso requer consulta com um médico especialista para a realizar exames físicos e de imagem, este último mais eficiente para identificar do grau da lesão, cujos sintomas mais recorrentes são as dores na virilha, nádegas e atrás das coxas.
O tratamento varia de acordo com a situação da estrutura afetada. Primeiro tenta-se o método conservador, a base de medicamentos anti-inflamatórios, a fim de aliviar as dores, porém é frequente que se necessite de cirurgia, no caso a artroscopia, videocirurgia pouco invasiva, para reparar a área lesionada.