Reumatologia

ARTRITE REUMATÓIDE


Artrite Reumatóide

▶️Essa é a doença reumática autoimune mais comum: atinge cerca de 0,5 a 1,5% da população
▶️É 2 a 4 vezes mais comum em mulheres
▶️É ligada ao tabagismo: sim! Quem fuma tem maior chance de desenvolver AR, e costuma ter doença mais grave
▶️O quadro clínico sugere atrite quando há, além de dor, sinais de inflamação (edema, calor, vermelhidão), em especial em pequenas articulações (mãos, punhos, pés)- na maior parte das vezes nos dois lados do corpo (simétrica). Pode também acometer joelhos, tornozelos, ombros, cotovelos mas praticamente NÃO ACOMETE A COLUNA LOMBAR. Quando acomete coluna, a cervical é a mais envolvida
▶️A dor da atrite costuma ser mais intensa pela manhã, e após longos períodos de repouso, em que as substâncias da inflamação “se acumulam” mais nas articulações. Geralmente é acompanhada de rigidez matinal prolongada (dificuldade de movimento das juntas acometidas, por mais de 30 minutos ao acordar)
▶️NÃO acomete as articulações das pontas dos dedos, próximas a unha (interfalangeanas distais). Quando isso ocorre costuma de artrose ou outros tipos de atrite (psoriásica, microcristalinas)
▶️Nem todos que possuem fator reumatoide positivo terão AR, bem como seu valor não precisa ser rotineiramente repetido (não se usa a queda desse como parâmetro de tratamento)
▶️Nem toda AR terá fator reumatoide (FR) positivo. Algumas pessoas possuem outros anticorpos,
como o anti-CCP. E ainda existe a AR soronegativa (ambos FR e anti-CCP negativos)
▶️Os parâmetros usados para verificar resposta ao tratamento são os marcadores de inflamação no sangue (PCR e VHS), o número de articulações comprometidas com dor e edema/ inchaço e a sensação de melhora pelo paciente
▶️Como toda doença reumática, não tem cura, mas possui controle, e as medicações disponíveis hoje tornam o tratamento da AR um dos mais completos e avançados da Reumatologia! Inclusive o SUS garante a maior parte das drogas disponíveis, desde comprimidos a injetáveis, dos mais baratos ao mais custosos.
Se você possui algum desses sintomas não hesite em buscar avaliação especializada!

Agende sua Consulta